|
Post by J. Marques on Nov 10, 2018 13:00:25 GMT -3
A IGREJA PRIMITIVA - É possível imitar os primeiros cristãos em sua fé, em seus feitos, em sua vida com Cristo? Por quê? Por que não? Parágrafo 1: Introdução: Escreva sobre a Igreja Primitiva no que diz respeito às questões acima Parágrafo 2: Responda a pergunta do título (pode ser e mais de um parágrafo) Parágrafo 3: Conclusão: reforce a sua posição Recursos Adicionais: Texto sobre a possibilidade de voltar às práticas da Igreja PrimitivaVídeo breve (13min) que resume o início da Igreja[/a] -
|
|
Carla
História de Israel
Posts: 10
|
Post by Carla on Nov 12, 2018 20:59:59 GMT -3
A Igreja Primitiva
A igreja primitiva deu-se início no dia de Pentecostes, é lindo de ler e imaginar a vida dos nossos primeiros irmãos em Cristo, sua fé inabalável, capaz de morrer pela causa, capaz de repartir tudo que tinham por igual com o próximo sem se preocupar com o amanhã, pois acreditavam que nada iria faltar, suas refeições sempre unidos, maravilhoso ver sua união no propósito do Reino, estavam sempre juntos na visão do ensino e propagação da Palavra. Sua comunhão com Deus era tão forte que Lucas narra em Atos 5:15 um episodio que as pessoas eram curadas pela sombra de Pedro. Penso ser utópico acreditar nos dias atuais poder viver o mesmo que esses cristãos, essas pessoas estavam nos primórdios da igreja, crendo em uma promessa que pensavam ser um futuro próximo, imaginavam que Jesus voltaria ainda em seu tempo, então não se preocupavam em juntar algo para o amanhã, com o que deixar de herança para seus filhos, não imaginavam que o tempo de Deus não é contado como o nosso. Apesar de toda a perseguição, foram privilegiados por serem os primeiros a serem apresentados a palavra de salvação, Os primeiros líderes não estavam preocupados com sua posição na congregação e sim com o ensinamento e doutrinação do novos membros, não que hoje não tenhamos nas igrejas líderes preocupados com o ensino da palavra, temos sim, mas não com a mesma intensidade, afirmo isso pelo modo de vida já descrito desses primeiros cristãos, que abnegava de seus interesses em favor do próximo. Acredito, que o aumento da maldade humana, tem contribuído para cada dia ficarmos mais distantes desse estilo de vida cristã, isso tem colaborado para o cumprimento da profecia onde declara o esfriamento do amor,Mateus 24:12, posso está sendo cética em afirmar, mas não vejo em nosso cenário atual da igreja de Cristo nada que possa dar esperança de viver esse sonho, pois hoje as pessoas buscam suas realizações pessoais, querem um Deus que tudo dá para seu bel-prazer, estão a procura de um Deus vingativo, que ama acima de tudo e por isso pode destruir um irmão por minha causa do outro, o egocentrismo tem tomado conta dos templos, o modismo e tantas outras coisas que vão de encontro aos ensinamentos da igreja primitiva. Diante de tantas coisas só resta guarda o coração e ficar firme na esperança do cumprimento da promessa da gloriosa vinda de Cristo para buscar sua noiva, sei que estarei na sua volta, não sei se individual ou coletiva.
|
|
Benilda
História de Israel
Posts: 10
|
Post by Benilda on Nov 16, 2018 10:00:19 GMT -3
A igreja primitiva era formada por cristãos que se reuniam para ter comunhão e proclamar o evangelho, liderados pelos apóstolos, que transmitiam os ensinamentos de Jesus. Começando em Jerusalém, a igreja primitiva rapidamente se espalhou para vários outros lugares.
A igreja primitiva começou no dia de Pentecoste, quando os discípulos receberam o Espírito Santo. A palavra igreja significa “assembleia” e era assim que viam a igreja – como o conjunto das pessoas crentes em Jesus. A igreja não estava associada a nenhum edifício.A igreja primitiva tinha uma hierarquia simples: havia pessoas que ensinavam (os apóstolos e presbíteros) e outras que aprendiam. Mais tarde também foram escolhidas pessoas para funções administrativas, como distribuir a comida (Atos dos Apóstolos 6:2-4). Debaixo da supervisão dos líderes, todos podiam contribuir e ajudar.
A função dos líderes não era “mandar” nos outros. Seu propósito era ensinar os outros discípulos o caminho de Jesus, para que todos crescessem. O objetivo seria preparar discípulos que podiam formar e ensinar outros discípulos.
A igreja primitiva se via mais como uma família que uma instituição. Seus membros repartiam seus bens e gostavam de se reunir (Atos dos Apóstolos 2:44-47). Eles ajudavam e encorajavam uns aos outros. Seu objetivo era fazer a família de Deus crescer, pregando o evangelho.Não temos muita informação sobre a ordem das reuniões da igreja primitiva mas sabemos que algumas coisas aconteciam:
Refeições – o convívio era uma parte importante da igreja primitiva
A Santa Ceia – os membros lembravam da morte de Jesus, como ele tinha ordenado
Batismos – aqueles que criam em Jesus eram batizados, como prova de sua conversão
Cânticos de louvor – os crentes cantavam louvores a Deus, em união
Ensino – os líderes contavam e explicavam a Palavra de Deus para a congregação
Oração – essa era uma parte muito importante da reunião; todos buscavam a Deus juntos
Participações especiais – os membros da igreja podiam participar com palavras de sabedoria, exortações, profecias e interpretação de línguas – 1 Coríntios 14:26.Várias pessoas viram a igreja como uma ameaça e perseguiram os cristãos. Por causa disso, os crentes não ficaram todos em Jerusalém. Eles se espalharam por vários lugares, pregando o evangelho por onde iam (Atos dos Apóstolos 8:4). Assim, muitas outras pessoas se converteram. A perseguição ajudou o evangelho a crescer!
Com a expansão da igreja e o surgimento de vários grupos locais, surgiram também controvérsias. Uma das primeiras foi se quem não é judeu podia se tornar cristão e se era preciso obedecer a todas as regras do judaísmo. Essa questão dividiu as opiniões.
Para não dividir a igreja, os apóstolos e presbíteros se reuniram em Jerusalém para discutir o problema e chegar a uma solução (Atos dos Apóstolos 15:5-6). Eles chegaram à conclusão que todos podiam participar do Reino de Deus e que não era preciso seguiras cerimônias do judaísmo, como a circuncisão.
Depois disso, surgiram muitas outras controvérsias mas a primeira foi um bom exemplo sobre como resolver um problema na igreja: ouvindo todos os lados com a mente aberta, procurando a verdade de Deus e resolvendo a questão com ordem e respeito.
|
|
Fátima
História de Israel
Posts: 12
|
Post by Fátima on Nov 16, 2018 15:02:20 GMT -3
Fiquei impactada ao ler a carta de Aristides de Atenas (130) ao impedido Adriano : "Os cristãos o rei, vagando e buscando , acharam a verdade conforme podemos achar em seus livros, estão mais próximos que os outros povos da verdade e de conhecimento certo,pois crem no Deus criador do céu e da terra, naquele em quem tudo é e quem todo procede ,que não tem outro Deus por companheiro. O que mas mim chamou atenção foi esse texto: " quando um pobre ou necessitado surgem entre eles e não possuem abundância de recursos para ajuda'los,jejuam dois ou três dias para obter o nessesario para seu sustento .Deus continua sendo o mesmo. Se você também deseja ter esta fé , a primeira lição é o conhecimento do pai.Deus amou a raça humana.Foi por sua causa que ele fez o mundo.Formou-os a sua imagem, enviou-lhe seu único filho."Daí que " Se você o ama , se tornará imitador da sua bondade" A fé cristã significa a imitação de Deus.E o amor ao próximo ,como no formoso resumo da lei feito por Jesus , o que desemboca numa atitude diferente ao poder e a dinheiro.A felicidade não se encontra em dominar os nosso semelhantes, ou em querer ter cada vez mais, mas se alguém carregar o fardo de seu próximo,divino as benção que recebeu de Deus, ele se torna um Deus para aqueles que recebeu da sua generosidade, mas toda hora e glória se dado a Deus, Jesus disse seja meus imitadores podemos seguir o exemplo de Jesus é os cristãos filipenses 3:17 caros irmãos sede meus imitadores e prestai atenção nos que caminham de acordo com o padrão de comportamento que temos vivido.2 Tessalonicenses 3:9 Não porque tivéssemos esse direito assegurado,mas porque era nosso objetivo vos oferecer exemplo em nós mesmos,a fim de nós imitamos o apóstolo Paulo escreveu que podemos todas as coisas naquele que nos fortalecer. Concluímos que podemos sim vivemos como os primeiros cristãos.
|
|
Ceci
História de Israel
Posts: 12
|
Post by Ceci on Nov 16, 2018 23:11:35 GMT -3
A IGREJA PRIMITIVA
A Igreja primitiva se deu início após o dia de Pentecostes, 40 dias depois da ressurreição de Jesus Cristo, onde Ele antes de ser assunto ao céu deu as instruções finais aos discípulos que voltassem para Jerusalém e aguardasse o Espírito Santo; o qual Jesus disse que viria para os revestir de poder e capacitar-los para que eles fossem testemunhas Dele em Jerusalém, na Judeia, em Samaria e até os confins da terra. É possível sim imitar os primeiros cristãos em sua fé, em seus feitos e em sua vida com Cristo; porque a promessa do Espírito santo é para todos [At 2:39], Jesus é o mesmo ontem, hoje e será eternamente [Hb13:8]; os princípios, a essência, os dons, as ferramentas como: a fé, o crer, a ousadia estão disponíveis para os cristãos de hoje, basta somente tomar posse e colocar em prática tudo que foi deixado como exemplo. Pedro ao receber poder do Espírito Santo sua ousadia foi tanta que fez calar a multidão, anciões e sacerdotes explicando, que estava dando testemunho do derramamento do espírito santo predito pelos profetas do Antigo testamento [2:16-21,Jl 2:28-32] e muitos judeus e observadores estrangeiros acreditaram na pregação e cerca de 3 mil pessoas aceitaram a Cristo como seu Salvador naquele dia [2:41].
A Igreja primitiva se via mais como uma família que uma instituição, seus membros perseveravam na doutrina dos Apóstolos,tinham prazer de estar juntos repartindo o pão, vendiam suas propriedades e dava a Igreja o produto da venda, a qual distribuia esses recursos entre os irmãos [At 4:34-35],eles ajudavam e encorajavam uns aos outros,seu objetivo era fazer a família de Deus crescer pregando o evangelho.
infelizmente os cristãos de hoje não busca o Espírito Santo com a mesma intensidade, não crer como deveria, não se preocupa em exercitar a sua fé; se acomodam viver na mesmice achando que tudo só aconteceu no passado, sua visão está mais voltada para o materialismo, sua fé não alcança o nível do sobrenatural, do impossível e muitas vezes limita o poder de Deus. Por isso não consegui imitar os cristãos primitivos.
|
|
|
Post by Elizângela cabral on Nov 16, 2018 23:15:31 GMT -3
No livro de Atos dos Apóstolos encontramos uma narrativa de como foi o início da igreja de Jesus Cristo aqui na terra, o exemplo deixado pelos apóstolos e um padrão permanente para a igreja. Quem quiser seguir a Cristo deve levar em conta os exemplos dos apóstolos de santidade, ousadia, sofrimento, oração, fraternidade e união. As principais características da igreja primitiva são: As últimas instruções de Jesus e a ordenança de evangelizar as nações; A igreja estava constantemente em oração; A igreja supria os necessitados; Curas e maravilhas eram realizadas pelos apóstolos, dando sequência ao que Jesus tinha feito; Diversas citações de batismo com o Espírito Santo; Grandes pregações e muitas conversões; Os primeiros mártires: Estevão apedrejado; Tiago teve a cabeça cortada; Prisões e sofrimento fizeram parte da vida dos apóstolos; Grande expansão missionária da igreja; A ação do Espírito Santo em favor da igreja. Com a leitura do livro de Atos dos Apóstolos devemos compreender que servir a Deus está acima de todas as coisas e mesmo em meio às dificuldades e sofrimentos é necessário mantermos o padrão bíblico de obediência a Deus.
|
|
Paulo
História de Israel
Paulo
Posts: 8
|
Post by Paulo on Nov 17, 2018 10:37:24 GMT -3
É POSSÍVEL IMITAR OS PRIMEIROS CRISTÃOS EM SUA FÉ, EM SEUS FEITOS, EM SUA VIDA COM CRISTO?
A igreja primitiva surgiu quando Jesus Cristo em seu ministério ensinou e treinou os seus discípulos no verdadeiro sentido da lei de Deus. Jesus morreu, ressuscitou e quarenta dias depois da sua ressurreição Ele deu algumas instruções aos discípulos e ascendeu aos céus (atos 1:1-11), então os discípulos voltaram a Jerusalém e se dedicaram ao jejum e oração, eles estavam aguardando o cumprimento da palavra que Cristo havia dito para ficarem em Jerusalém, até que fossem revestidos com o poder que vem do alto, o Espírito Santo, cinquenta dias depois da páscoa, isto é , no cumprir da festa de pentecostes, eles foram revestidos com o mover do Espírito (Atos 2:1-21), tão grande foi o mover que apenas naquele dia quase três mil pessoas receberam a palavra e se juntaram a eles (Atos 2:41). A partir daí os seguidores de Cristo saíram pelo mundo pregando a palavra, ensinando e eram usados pelo Espírito Santo para fazer milagres. Mas a igreja primitiva também passo por momentos difíceis, eles foram perseguidos, presos, alguns foram mortos, além de deixar casas e famílias para se dedicarem totalmente a igreja do Senhor. Nos dias atuais creio que é muito difícil imitar os primeiros cristãos. É certo que os dias primitivos eram muitos mais difíceis do que os atuais, além de que, o Espírito que estava com eles é o mesmo que pode estar com a igreja hoje. A cultura humana desviada para o mal, é constante na igreja hoje, mas também estava presente naquela época. O fato de haver no meio deles alguns homens que viveram com Jesus pode fazer algumas diferença, mas entendo que a verdadeira diferença naquele ministério ocorreu quando os primeiros cristãos receberam o Espírito Santo. Acredito que a verdadeira diferença entre os primeiros cristãos e a igreja atual é a forma pelo qual aqueles homens permitiram que o Espirito Santo dirigissem suas vidas e o seus ministérios, fato que vemos muito pouco nos dias de hoje, talvez por isso seja tão difícil imitar os primeiros. O Espirito Santo, enviado por Deus, nos ensina todas as coisas e nos faz lembrar tudo o que Cristo nos disse, além de ser o nosso Conselheiro e ajudador (João 14:26), porém nossas atitudes podem entristece-lo (Efésios 4:30) e dessa forma, não podemos desfrutar de tudo que o Espírito Santo pode nos fazer. Alguém pode permitir que o Espírito Dirija sua vida, participe de suas ações, mas também pode permitir apenas que Ele lhe mostra o caminho e o próprio homem define por sua força e vontade qual seguirá. Por fim, Acredito que é possível imitar os primeiros cristãos, se permitirmos que aquele mesmo Espírito, enviado pelo Pai, Digira a igreja atual.
|
|
|
Post by J. Marques on Dec 7, 2018 2:08:18 GMT -3
A igreja primitiva era formada por cristãos que se reuniam para ter comunhão e proclamar o evangelho, liderados pelos apóstolos, que transmitiam os ensinamentos de Jesus. Começando em Jerusalém, a igreja primitiva rapidamente se espalhou para vários outros lugares. A igreja primitiva começou no dia de Pentecoste, quando os discípulos receberam o Espírito Santo. A palavra igreja significa “assembleia” e era assim que viam a igreja – como o conjunto das pessoas crentes em Jesus. A igreja não estava associada a nenhum edifício.A igreja primitiva tinha uma hierarquia simples: havia pessoas que ensinavam (os apóstolos e presbíteros) e outras que aprendiam. Mais tarde também foram escolhidas pessoas para funções administrativas, como distribuir a comida (Atos dos Apóstolos 6:2-4). Debaixo da supervisão dos líderes, todos podiam contribuir e ajudar. A função dos líderes não era “mandar” nos outros. Seu propósito era ensinar os outros discípulos o caminho de Jesus, para que todos crescessem. O objetivo seria preparar discípulos que podiam formar e ensinar outros discípulos. A igreja primitiva se via mais como uma família que uma instituição. Seus membros repartiam seus bens e gostavam de se reunir (Atos dos Apóstolos 2:44-47). Eles ajudavam e encorajavam uns aos outros. Seu objetivo era fazer a família de Deus crescer, pregando o evangelho.Não temos muita informação sobre a ordem das reuniões da igreja primitiva mas sabemos que algumas coisas aconteciam: Esta autoatividade deveria ser feita com as palavras do próprio aluno, ainda que uma pesquisa fosse necessária para o embasamento apropriado a fim de sustentar os argumentos. O texto acima foi copiado de www.respostas.com.br/como-era-a-igreja-primitiva/Refeições – o convívio era uma parte importante da igreja primitiva A Santa Ceia – os membros lembravam da morte de Jesus, como ele tinha ordenado Batismos – aqueles que criam em Jesus eram batizados, como prova de sua conversão Cânticos de louvor – os crentes cantavam louvores a Deus, em união Ensino – os líderes contavam e explicavam a Palavra de Deus para a congregação Oração – essa era uma parte muito importante da reunião; todos buscavam a Deus juntos Participações especiais – os membros da igreja podiam participar com palavras de sabedoria, exortações, profecias e interpretação de línguas – 1 Coríntios 14:26.Várias pessoas viram a igreja como uma ameaça e perseguiram os cristãos. Por causa disso, os crentes não ficaram todos em Jerusalém. Eles se espalharam por vários lugares, pregando o evangelho por onde iam (Atos dos Apóstolos 8:4). Assim, muitas outras pessoas se converteram. A perseguição ajudou o evangelho a crescer! Com a expansão da igreja e o surgimento de vários grupos locais, surgiram também controvérsias. Uma das primeiras foi se quem não é judeu podia se tornar cristão e se era preciso obedecer a todas as regras do judaísmo. Essa questão dividiu as opiniões. Para não dividir a igreja, os apóstolos e presbíteros se reuniram em Jerusalém para discutir o problema e chegar a uma solução (Atos dos Apóstolos 15:5-6). Eles chegaram à conclusão que todos podiam participar do Reino de Deus e que não era preciso seguiras cerimônias do judaísmo, como a circuncisão. Depois disso, surgiram muitas outras controvérsias mas a primeira foi um bom exemplo sobre como resolver um problema na igreja: ouvindo todos os lados com a mente aberta, procurando a verdade de Deus e resolvendo a questão com ordem e respeito.
|
|